sexta-feira, 5 de junho de 2009

Audiência Pública com Secretário de Estado de Transportes do Pará



O Secretário Valdir Ganzer, enfim compareceu à audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, provocada desta vez pelo Deputado Deley Santos (PV), causando acúmulo de assuntos na pauta, pois neste dia seria tratada exclusivamente a rodovia PA151, por não comparecer na no dia 01 (segunda-feira) para tratar das estradas de todo o Estado. Como de praxe no Pará, estes eventos não acontecem no horário marcado, é mais um defeito cultural que os parlamentares deveriam extirpar ou incluir no convite "mas podem chegar uma hora depois porque vai atrasar". Desculpem-me não posso deixar este fato passar incólume.
Pois bem, após 1h e 15min, a cessão fora aberta e seguindo os ritos processuais de eventos desta magnitude, enfim deu início apresentação do Secretário apoiado pelo seu Diretor de Transportes Terrestres. Desenvolvendo sua explanação, o secretário mencionou em slides, a situação atual e as intervenções que serão empregados nas rodovias estaduais em 2009 e seus projetos para o futuro.

Em destaque na apresentação do Secretário, o Plano Estadual de Logística de Transportes do Estado do Pará - PELT/PA, como rodovias estaduais integradoras a PA 379 de Uruará a Curuá-Una; PA 256 de Rio Capim até PA 475; e PA 252 de Perna Sul até PA 475 (não entendi porque só estas) e as condições das rodovias estaduais precárias por causa das fortes e prolongadas chuvas na região para o que ele diz ser momento atípico a qualquer época enfrentada pelo Estado, culpando também a crise financeira por desviar recursos da Secretaria para áreas como a Segurança Pública, e a própria burocracia do sistema público para contratação e execução de obras.
Queridos Leitoras e Leitores, tento mantê-los informados dos fatos relevantes no Estado do Pará e principalmente da região norte quanto à Logística de Transportes neste Blog. Buscando sempre de forma isenta e profissional tratar este assunto com a maior responsabilidade, mas sou apaixonado por este tema talvez por conta disto torna-se muito difícil assistir por 4 horas debates e discussões que não levam ao crescimento e aos reais objetivos que precisamos para alcançar o desenvolvimento da nossa região.
Procurei pinçar dentro dos debates e argumentos apresentados na sessão, e de mais interessante para o nosso foco seria o PELT/PA. Coloco "SERIA", porque não há qualquer produto para apresentar desde seu lançamento em dezembro de 2008, em contato com a DTT/SETRAN a informação sobre o PELT/PA é que se encontra "parado" por motivos "técnicos"(chuvas), não há qualquer escopo ou plano de trabalho, texto ou lauda sobre sua metodologia aplicada, apenas informações evasivas de que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE/SP através do Professor Carlos Alberto Azzoni, fora contratada para realizar pesquisa sobre movimentação de cargas e passageiros no Pará, está paralisada por causa das "chuvas", parece que são de tapioca!
Por motivos óbvios não estarei usando este espaço para cansar os olhos dos nossos leitoras e leitores, mas me perdoem se não consigo entender o que motivou o secretário lançar o PELT/PA, no final do segundo ano de governo. E ainda sem qualquer informação produzida após cinco meses de lançamento do Plano, quando vi o primeiro "slide" de apresentação na Audiência Pública tratar do PELT/PA, arrepiei de emoção, mas foi só isso! Nada mais se apresentou a respeito do PELT/PA. E nem os parlamentares presentes se deram conta do tempo de cinco meses e nada serem apresentado, NADA. Apenas questionamentos a respeito do tempo que falta para terminar o governo, mas os membros da ALEPA parecem não saber que o PNLT, custaram apenas 9 meses para concluírem, Absurdo!
Temo pela vida deste PELT/PA, porque me traz a lembrança do Plano Nacional de Logística de Transportes - PNLT, produzido pelo Ministério dos Transportes, no limiar de 2006. E que desenvolveu sua reunião regional norte em São Luiz - MA, para tratar de nossa integralização nacional na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão - FIEMA, produto usado pelo ministro “tapa buraco” como maior ação de planejamento em transportes no país desenvolvido até hoje. A razão de se contratar a FIPE para desenvolver a pesquisa de monitoramento da movimentação de cargas e passageiros no Estado, porque foi “colaboradora” no Plano Nacional, é pura balela, pois a instituição não é citada no “Relatório Executivo”.
Trata-se é de desprestigiar a nossa academia paraense e amazônica, esta atitude demonstra que o caminho tomado pela SETRAN para a construção deste projeto, é tortuoso e sem planejamento. Paralisar uma pesquisa neste momento evita assim, ouvirem as reclamações neste período invernoso, dos operadores e usuários de todos os modais de transportes, e é também no mínimo irresponsável com os cofres públicos, afinal esta é uma pergunta sem respostas ainda, quanto está nos custando este Plano Estadual? Deveriam colocar na conta dos efeitos da “crise” esta paralisação e não nas consequências das chuvas.
Expresso minhas críticas de modo que chegue a todos conforme as regras deste Blog, e também me preocupo com o tratamento dado por certas autoridades e técnicos do governo estadual para o setor de transportes. Advogo pela tese que o PELT/PA, está aberto para sugestões, colaborações e críticas (espero que sim), através do e-mail Pelt_pa@gmail.com e também defendo o significado de estar sendo produzido, seja pela FIPE ou outra instituição da mesma qualidade e importância. Portanto reforço o pedido do Secretário para participarem, mesmo sem sabermos o que será feito com nossas contribuições.
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