quarta-feira, 3 de junho de 2009

FORMAÇÃO EM LOGISTICA


30/5/2009
CURSOS E PROVAS DE CERTIFICAÇÃO EM LOGÍSTICA
Editorial
Além dos cursos regulamentares (técnico, tecnólogo e pós-graduação em logística), e dos cursos não regulamentares (extensão e livres), existem cursos de certificação profissional em transporte, logística e também em supply chain management (gerenciamento de cadeia de suprimentos).

A existência destes cursos de certificação está na sua maioria vinculados a necessidade de aprovação em testes de conhecimento acerca do assunto.

Estes testes estão vinculados a entidades de reconhecimento público ou de autoridade pública. No Brasil são três os tipos de certificação profissional existentes.

A primeira certificação é a de “Responsável Técnico de Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas”, cuja homologação está a cargo da ANTT (Agência Nacional de Transporte terrestre).

Não é necessário que se faça teste porém é necessário que tenha experiência comprovada em cargo de direção de uma transportadora por um determinado período de tempo, ou então que tenha realizado um curso de 125 horas com um conteúdo específico sobre gestão de operações de transporte de cargas. O alcance desta certificação está restrito ao território nacional.

A segunda certificação aborda a logística e é homologada pela ASLOG (Associação Brasileira de Logística). Trata-se de uma prova com conteúdo específico voltado para a logística empresarial. Existe a possibilidade de trocar a prova por um curso que soma 80 horas. Este curso está dividido em cinco módulos (transporte e distribuição, armazenagem e movimentação, controle de estoques e demanda, processamento de pedidos e serviço ao cliente). Esta certificação também está restrita somente ao território nacional.

A terceira certificação aborda a cadeia de suprimentos e é homologada pela APICS. A certificação é concedida através de aprovação pelo candidato em testes que são aplicados aqui no Brasil pela ABAI (Associação para Educação em Administração Empresarial). A certificação profissional concedida pela APICS possui duas partes, que podem ser feitas separadamente.

A primeira parte da certificação é o CPIM, voltado para profissionais que atuam em todo o sistema logístico (compras, produção, distribuição, planejamento, etc.). A segunda parte é o certificado CIRM, cuja abrangência amplia o espectro, incluindo as áreas de marketing e vendas, finanças e administrativa. Existem cursos que são dados por algumas instituições que abordam os temas exigidos nos testes.

Além disso, a ABAI pode fornecer também apostilas para aqueles que não desejam realizar os cursos preparatórios. Estes cursos não são obrigatórios e não estão vinculadas as certificações profissionais.

Existe uma quarta certificação que é fornecida pela ELA (European Logístics Association), porém pouco exigida no âmbito profissional.

Em uma rápida consulta na Internet, constatei a existência de algumas entidades privadas, que não possuem reconhecimento público ou autoridade, fornecendo cursos que são auto-intitulados de “Cursos de Certificação em Logística”. Cuidado, pois estes cursos podem não possuir chancela de autoridade pública ou entidade reconhecida e neste caso não são válidos para aquilo que anunciam.

Fontes: NewsLOG e Mauro Roberto Schlüter-IPELOG

E MAIS...

O Instituto de Pesquisa e Ensino em Logística – IPELOG, está sediada em Porto Alegre-RS e desenvolve pesquisas e cursos de formação em logística e “ seu foco de atuação está voltado para disponibilização de inteligência logística através da capacitação de gestores das áreas compreendidas pela logística nas organizações mencionadas acima, ferramentas computacionais de simulação de ambientes e cenários logísticos e de transportes, bem como publicações de artigos técnicos e científicos resultantes das pesquisas realizadas pelos seus fundadores”.
Tem entre seus fundadores o Prof. Günther Horst Schlüter, consultor que atua na área de transporte rodoviário de cargas, com foco em carga geral fracionada. A ESADE – Escola Superior de Administração, Direito e Economia, é entre outras a parceria de maior apoio pedagógico nos cursos de MBA em Gestão de Empresas de Logística e Transporte de Cargas e do MBA em Logística Empresarial e Gestão de Supply Chain.
A Câmara Interamericana de Transportes/Interamerican Transportations Chamber-CIT, também possui formação de profissionais da mais alta qualificação na área de transportes oferecendo os seguintes cursos: Gerência Executiva em Transporte e Mobilização-GETRAM, Certificate in Logistics and Transportation for the Executive Manager-CELTEM, Pós-Graduação em Administração e Negócios para o Gerente Executivo-CABEM, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica da Competitividade e Inovação para o Gerente Executivo-CISMEM. Estes cursos são validados e certificados pelo Ministério da Educação-MEC, através da Universidade Católica de Brasília e University Of Miame. Possuindo entre seus parceiros mais importantes o Instituto Militar de Engenharia-IME.

Portanto colegas aproveitando o texto do colega Mauro Roberto Schlüter do IPELOG, para ajudá-los e não confundi-los sugiro buscar uma formação sólida e de melhor qualidade. Pois é o mercado que exige e necessita do profissional técnico e de melhor formação do século 21, este será o PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA.
SAUDAÇÕES E SUCESSO!

Um comentário:

  1. Considero também os Cursos da Fundação Getúlio Vargas-FGV, em Logística muito bons e Belém possui o MB, através da Faculdades Ideal-FACI. Aproveitem!

    ResponderExcluir