quinta-feira, 21 de maio de 2009

AEROPORTO EM SAÕ FÉLIX DO XINGÚ-PA

O município de São Felix do Xingu, situado na região sudeste do Estado já próximo da divisa com o Mato Grosso, vai ganhar uma nova pista de 1.600 metros com capacidade para operar aeronaves de porte médio e terminal para 60 passageiros em hora-pico.

O aeroporto atual já não comporta o crescente movimento de aeronaves pequenas e médias que pousam e decolam diariamente com empresários dos setores da agroindústria e mineral, representantes dos poderes públicos, moradores da região e turistas.

O secretário de transportes Valdir Ganzer esteve no aeroporto e gostou do ritmo das obras. “A região tem o maior rebanho bovino do norte, vários frigoríficos instalados e uma economia em franco crescimento e carece de um aeródromo mais seguro“, atestou ele. O secretário percorreu pela estrada toda a região recentemente tendo vistoriado várias rodovias vicinais.

As obras que são conveniadas entre o Governo do Estado e a Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC), já iniciaram com previsão de término até o meado de fevereiro de 2010, e devem custar aproximadamente 6,7 milhões de reais. Estão previstas obras de melhoramento da pista de pouso, dos pátios de táxiamento e de aeronaves e implantação do balizamento noturno e do PAPI (balizamento de pouso). A camada de revestimento asfaltico, base e sub-base serão completamente demolidas e refeitas para garantir maior capacidade de suporte e durabilidade da pista.

Quando pronta, a pista vai atender aeronaves como o Brasília com capacidade para 27 passageiros e outras do mesmo porte, possibilitando uma linha comercial que atenda o fluxo crescente na região. Vale destacar que São Felix está situado a cerca de 260 quilômetros de Xinguara, que fica às margens da PA - 150; pouco mais de 500 quilômetros de Marabá e mais de 1, 2 mil quilômetros de Belém. São distâncias consideráveis que através do avião podem ser vencidas em tempo menor.

Este é o terceiro aeródromo redimensionado pela SETRAN, que está investindo mais no setor aeroviário. O aeroporto de Alenquer, já homologado pela ANAC, o de Almeirim que estará concluído ate final do ano e o de São Felix darão melhor suporte às pequenas e médias aeronaves que cruzam os céus da Amazônia.
Fonte: SETRAN/PA

Um comentário:

  1. Parabenizo a Secretaria Executiva de Estado de Transportes, por mais esta iniciativa para a melhoria da estrutura aeroportuária do estado e da região norte. Sem esquecer, que ainda possui déficits históricos que devem ser resgatados e executados para o desenvolvimento do Pará, entre elas um Plano Logístico voltado para as necessidades do estado, dos operadores e usuários dos transportes de cargas e de passageiros. Atendendo aos anseios de investidores e do povo desta terra, pois se ficar dependente do PNLT estará entregue ao descompromisso com a integralização multimodal e aos desvios da matriz de transporte da nossa região. Sigam em frente!

    ResponderExcluir