sexta-feira, 22 de maio de 2009

RORAIMA


BR-174: primeiro trecho será finalizado em maio

"Considerada a espinha dorsal da malha viária do Estado de Roraima, que liga de Norte a Sul, a BR-174 está sendo totalmente restaurada. O primeiro trecho é de Boa Vista a Mucajaí. A proposta do governador Anchieta Júnior é recuperar toda a rodovia. De acordo com o cronograma da obra, o trajeto de Boa Vista a Mucajaí, a 45 quilômetros de Boa Vista, será finalizado ainda no mês de maio.

A última camada de asfalto já foi executada. A sinalização definitiva começou em abril e o prazo estimado para terminar é até o dia 20. O trecho de Mucajaí até Iracema, cerca de 40 quilômetros, já está recebendo a última camada de asfalto.

O diretor regional da empresa responsável pela obra, Francisco Botelho, disse que alguns trechos da rodovia terão três camadas de asfalto, num total de nove a 11 centímetros de espessura de pavimento. “Estamos trabalhando para no mínimo nos próximos dez anos. Existe uma preocupação interna da empresa em trabalhar com qualidade”, frisou Botelho.

Segundo ele, a intenção é terminar o trajeto de Mucajaí a Iracema até em agosto, mas ele ressalta que vai depender da intensidade das chuvas. “Vamos fazer o que for possível para finalizar esse trecho até agosto”, afirmou Botelho.

Devido ao inverno, o trecho de Iracema até Caracaraí, cerca de 42 quilômetros, será entregue em maio do próximo ano. Após o período chuvoso, a empresa retorna os trabalhos de pavimento. “Durante as chuvas, vamos executar os serviços de drenagem e proteção ambiental, como plantar árvores e gramas”, disse Botelho.

Vale ressaltar que as obras na BR-174 estão em ritmo acelerado. Os trabalhos iniciaram-se em setembro do ano passado com prazo de execução de três anos. Porém, de acordo com o cronograma da empresa, a previsão é terminar a obra 15 meses de antecedência.

Sem atoleiros

O diretor do Departamento de Infraestrutura de Transporte (DEIT) da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), José Eufrânio, afirmou que ao longo da BR-174, lado roraimense, não tem nenhum trecho com atoleiro, como foi divulgado na imprensa. “Nossa equipe percorreu toda a BR-174 até a divisa com o Amazonas e podemos afirmar que não existem atoleiros”.

O investimento de restauração da BR-174, trecho Boa Vista até Caracaraí, está orçado em 85 milhões. A verba foi destinada pelo Ministério dos Transportes, via DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Terrestres, com uma contrapartida de 10% desse total, feita pelo Estado.

A perspectiva é aplicar cerca de 300 milhões na estrada nos próximos três anos. Com serviço de qualidade, a rodovia terá uma vida útil de 10 anos. No decorrer da obra serão gerados cerca de 300 empregos diretos e 1200 indiretos. O próximo passo do governo do Estado é recuperar o trecho de Caracaraí até a divisa com o Amazonas.

Projetos

Os projetos de restauração da BR-174, Norte e Sul, e BR-210 foram encaminhados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para fins de aprovação. Serão recuperados os trechos de Caracaraí a até o quilômetro zero na reserva indígena Waimiri Atroari, Boa Vista até Pacaraima e de Novo Paraíso até São João da Baliza. O processo licitatório deve ser aberto em setembro.

O secretário estadual da Fazenda, Leocádio Vasconcelos, afirmou que o governo do Estado já adquiriu duas balanças. Uma já foi instalada no Posto Fiscal de Bonfim. A outra será destinada ao Jundiá. A nova balança é de superfície, diferente da atual que é subterrânea, com 30 metros de comprimento. Ela será instalada nas próximas duas semanas. A fiscalização do excesso de peso dos veículos é de responsabilidade do Dnit e da Polícia Rodoviária Federal. “Conforme projeto, podemos afirmar que o trecho que está sendo restaurado suporta a carga máxima de 60 toneladas”, disse Francisco Botelho".

Fonte: Roraima em Foco por Alberto Vilas Boas

Um comentário:

  1. É mito positivo o que assisto nesta notícia, e incesntivdor para as pretensões corporativas de investimentos na região. A instalaçãos das balanças para controlar o tráfego de caminhões e máquinas pesadas é de suma importância, mesmo ainda sendo insuficiente o número de duas balanças. Sinto a falta de maiores informações de logística na região s e alguém poder me atener agradeço.

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