terça-feira, 26 de maio de 2009

PELT/PA


Enfim, o Plano Estadual de Logística de Transportes do Pará - PELT/PA está sendo elaborado. Por conta do espaço de tempo sem atualizar as informações desde 1983, a metodologia aplicada será desde a coleta de informações através de pesquisa com usuários, em locais escolhidos como estratégicos pela coordenação do projeto.
A Coordenação é do Sr. Cândido Araújo Filho, diretor de transportes terrestres de Secretaria de Estado de Transportes - SETRAN, que explica, "O PELT é de fundamental importância para um estado com dimensões continentais e tanta diversidade econômica que cresce a um ritmo acima da média nacional”. O professor Dr. Carlos Roberto Azzoni, da USP e Fipe, que coordena a pesquisa, explica que,“essas informações nos permitem traçar um quadro de crescimento em horizonte de tempo para que o Estado possa investir com olhos no futuro”.
Muito bem, após algumas cobranças ao Secretário Valdir Ganzer, posso agora, parabenizá-lo pela iniciativa. Pois entendo que, para ficarmos exclusivamente sob a luz do Plano Nacional de Logística de Transportes - PNLT, elaborado pelo Ministério dos Transportes em convênio com DNIT e CENTRAN. Estaríamos fadados a informações incompletas a respeito da região e suas necessidades de investimentos para o futuro, apesar de toda aplicação e empenho em coletar informações para o plano federal, a falta de participação dos usuários do sistema é a grande lacuna deixada no PNLT.
Esta informação posto neste blog, por entender que se trata de uma ação de Estado que precisa ser orientado sob a ótica da integralização da Amazônia com o Brasil e o mundo. Deslumbro muitas oportunidades para se implantar a metodologia da multimodalidade e assegurar que futuros investidores em logística de transportes e armazenagens, tendo como base o plano estadual, mantenham o foco empresarial voltado para o Estado do Pará e a Região Amazônica.
Sinto falta de maiores informações do projeto, o escopo, seu andamento e suas agendas. Mas ficarão registrados aqui nossos desejos de muita sorte e sucesso nesta empreitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário