quarta-feira, 10 de junho de 2009

Rio Branco ganhará Rodoviária Internacional


Orçada em R$ 9 milhões, nova rodoviária da Capital terá 7 mil m2 de área construída
Construída com recursos do Ministério do Turismo e recursos próprios da prefeitura, a Rodoviária Internacional de Rio Branco terá uma área construída de sete mil metros quadrados. Ao todo serão mais de R$ 9,2 milhões investidos na obra, prevista para ser entregue em setembro do próximo ano. Distribuída em dois pavimentos, ela terá um fluxo de 36 mil passageiros por mês, com 60 chegadas e partidas por dia.

Com um projeto arquitetônico arrojado, a rodoviária está localizada às margens da Via Verde. Dessa forma, os ônibus que chegam e partem não precisarão mais passar por dentro da cidade. Uma das principais preocupações da prefeitura é com a área no entorno da rodoviária. “Iremos trabalhar com um projeto de urbanização para que se evite a construção de pensões, bares ou hotéis; queremos uma área verde”, disse o prefeito Angelim.

Com essa postura, a prefeitura quer evitar a ocupação desordenada na região, como a que aconteceu com a atual rodoviária, hoje “cercada” por construção de imóveis residenciais e comerciais. Com relação a este terminal, Angelim disse que sua equipe irá elaborar estudos para a melhor forma de aproveitar o espaço físico. A nomenclatura “internacional” dada à rodoviária é uma forma de antecipação ao embarque e desembarque de passageiros oriundos da Bolívia e Peru, com a construção da Rodovia Interoceânica.

Atualmente já existe uma linha rodoviária regular entre Rio Branco e Porto Maldonado, no Peru.
Fontes: FÁBIO PONTES de A GAZETA- Rio Branco/AC

PONTO DE VISTA

Seguindo o maior objetivo deste Blog, continuo postando informações como esta matéria acima, que representa a melhor forma de responder a uma frustrante lista de cidades escolhidas para sub-sede da Copa de 2014, e fundamentalmente aos usuários e operadores do setor de transportes, as questões de segurança nas estradas internacionais e as relações com a empresa Real Norte estão sendo solucionadas?
Faz-se necessário saber as condições de administração durante a obra e após entrega da Rodoviária, qual modelo de administração será empregada após inauguração? A gestão escolhida deverá abrigar aos diversos anseios de usuários e operadores. O projeto deixa uma lacuna importante, até o momento sem divulgação, o Terminal de Cargas? No projeto da obra, houve participação de usuários e operadores?
São questões que não menosprezam a importância do projeto, mas busca a maior participação de agentes que tem muito a contribuir, através da vivência profissional. E toda obra quando amparada pelos atores diretamente envolvidos estará sempre longe de erros grosseiros. Esta reação não se encontra na cidade de Belém-Pa, que ainda lamenta a perda da Copa de 2014, mantendo-se no século 19 o que é lamentável. Parabéns aos Acreanos e façam VALER SUA FORÇA!

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